“Serei o que me deres… que seja AMOR”
Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Não nos esqueçamos que qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência, seja ela psicológica, física ou sexual, podendo esta ocorrer em diversos contextos, no presencial ou no digital, independentemente do seu estatuto social, idade ou sexo.
Com o sentido de alertarmos a comunidade educativa para este tema, o AEFV associou-se às iniciativas da CPCJ de Figueiró dos Vinhos, pretendendo-se consciencializar para a problemática dos maus tratos na infância, alertando para a prevenção do abuso infantil, promovendo nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva.
Destacam-se as atividades: – colocação de um laço azul nas diferentes escolas do AEFV; – sensibilização sobre a temática junto de todos os alunos das diversas escolas, através de uma pequena reflexão e distribuição de uma pulseira; – elaboração do Laço Azul, no Estádio Municipal, onde a alegria e o entusiasmo esteve presente.
Link onde pode visualizar a elaboração do Laço Azul:
https://www.facebook.com/reel/961920571481686/?s=single_unit
A docente
Ana Paula Guiomar